sábado, 14 de agosto de 2010

Síndrome do Pânico ou Esquizofrenia, grifes?




Fiquei muito triste e preocupado quando um amigo da família ligou desesperado dizendo que o seu tio também tem um problema como o meu!

"Ele dizia desesperado, que seu tio tinha o mesmo problema que eu, pois saia correndo de casa, desesperado gritando que havia alguém perseguindo ele!"

Respeito muito a preocupação do rapaz em relação ao seu familiar querido, porém, nada tem a ver esse sintoma com a Síndrome ou Transtorno do Pânico, é parecido com um sintoma clássico de esquizofrenia, mas não sou profissional especializado na área de saúde para dizer com toda a certeza do que se trata, só posso dizer que certamente não é um sintoma de transtorno de pânico.

Uma novela da Globo falou exaustivamente a respeito do problema de pessoas acometidas de psicopatologias intensas, doenças mentais, como TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo), Esquizofrenia, Depressões, Psicopatias, entre outros. Doenças que se trata com acompanhamento médico intensivo, em alguns casos, com necessidade de internação, pelo menos, enquanto os pacientes estão passando momentos de crise intensa, pois podem ter reações violentas e se tornarem perigosos à sociedade e à si mesmos!!

Gente!!!! Isso nada tem a ver com a Síndrome do Pânico, e mesmo sendo falada, comentada, tratada e sabido que já existe algo em torno de 6 a 8 % da população mundial já é acometida desse disturbio; que é de ansiedade, associado à conflitos emocionais. (poeticamente, se poderia dizer que tá mais para uma doença da alma, do que do físico)

Isso entristece, preocupa, pois mostra que realmente há um estigma, onde são colocados todos os mal estares de ordem mental ou psicológica num mesmo grupo e assim são tratados.

Esse blog tem justamente a intenção de mostrar que a Síndrome do Pânico, não é uma doença física do cérebro e sim um transtorno de ansiedade, disparado pelo estado emocional do paciente, ou seja, pode ser controlado e curado, sem que a pessoa nunca mais se lembre que um dia sofreu disso, até uma respiração correta ou melhorada, pode dar alívio a uma crise de pânico!!

Portanto, sempre procure um auxilio profissional e de muita confiança, em qualquer caso, para um diagnóstico correto e claro, o tratamento correto, ok?

Pode parecer, mas não somos loucos!!!! ainda!!!! Não ainda, pelo mneos!!!! rs

2 comentários:

  1. Gostei desse texto Gilberto !! o blog ter essa intenção de mostrar a SP pode ajudar muita gente, e talvez coubesse aqui uma boa análise, e convite ao debate, sobre o que a ocasiona, e como a própria se mantém, dentro do modo de vida que levamos. Acredito que a tensão praticamente ditatorial do sistema economico, político e social em que estamos inseridos tenha tudo a ver com as crises e desencadeamento da síndrome. mas também sou um leigo no assunto, vou acompanhar as postagens, um abraco do vinicius maluco

    ResponderExcluir
  2. Naturalmente nota-se que é um disturbio criado por gente. Gente que comanda gente... Pois tem gente que acha que poder econômico é GENTE!!!!!

    ResponderExcluir